A dor na ATM (articulação temporomandibular) é um problema que afeta milhões de pessoas e pode comprometer atividades cotidianas como mastigar, falar e até bocejar. Localizada na região próxima ao ouvido, a ATM conecta o maxilar ao crânio e é responsável pelos movimentos da mandíbula.
Se você sente Dores faciais - Dor de cabeça - Dores no pescoço e ombros - Dores na articulação Temporomandibular - Dor ou zumbido no ouvido - Ruídos (clicks) da ATM - Mastigação dolorida - Bruxismo (ranger os dentes) e limitação da abertura bucal são, entre outros, indícios de que você esta sofrendo de uma doença ou disfunção da ATM.
Quais são as causas da dor na ATM?
Diversos fatores podem contribuir para o surgimento de dores na ATM, incluindo:
Entre as várias causas está também a má oclusão dentária aliada ao stress e a tensão muscular. Dentes tortos, desalinhados e mal posicionados, lesões cariosas extensas, falta de relacionamento do arco dentário inferior com o superior, perda ou desgaste de dentes, restaurações muito antigas e bruxismo produzem contatos indesejáveis induzindo à sobrecarga muscular que, por sua vez, produz compressão dos tecidos intra-articulares, com a conseqüente isquemia, edema e inflamação. Nesse estágio começam a aparecer os sintomas que se manifestam apresentando dores dos músculos da mastigação e de alguns músculos da face, as quais se irradiam pelo pescoço e ombros e dores localizadas na própria articulação.
Principais Sintomas
Os principais sintomas são dores de cabeça que às vezes simulam enxaqueca, dor ao redor dos olhos, tontura, vertigem, abertura limitada ou travamento da mandíbula, formigamento nos dedos e nos braços, dor nos músculos da face que se irradiam pelo pescoço, ombro e costa, perda inexplicada de dentes, ouvidos tampados, doloridos ou ressoando sons desagradáveis, clique, ruídos ou dores nas articulações temporomandibulares ou ao seu redor.
Como tratar a dor na ATM?
O tratamento varia de acordo com a causa e a gravidade do problema. Para alívio mais rápido trabalhamos com:
A importância de um diagnóstico preciso
Para a elaboração de um diagnóstico preciso, normalmente são solicitados exames como radiografia panorâmica, radiografia das articulações. Em alguns casos a tomografia computadorizada, ressonância magnética e fotografias. O tratamento da ATM envolve a saúde como um todo: ela pode sofrer dos mesmos problemas como qualquer outra articulação do nosso corpo. São duas articulações que trabalham juntas e tem influência direta dos contatos dos dentes e de todos os movimentos da mandíbula.
Se você quer conhecer melhor o fascinante mecanismo desta articulação, agende uma consulta conosco que teremos prazer em falar sobre esse assunto. Se você sente dores na região da ATM, é fundamental procurar ajuda imediatamente. Agende uma avaliação completa que vamos identificar a causa do problema e recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso. Não ignore os sinais que seu corpo dá. Cuidar da saúde da ATM é essencial para sua qualidade de vida.
Conheça um pouco mais sobre ATM
ATM - Você, talvez, nunca tenha ouvido falar, mas a usa inconscientemente centenas de vezes ao dia. A Articulação TemporoMandibular (ATM) é a articulação entre o maxilar inferior (mandíbula) e o crânio. Situa-se próximo ao ouvido, ao nível da região inferior mais ou menos a um centímetro frente ao lóbulo da orelha. São duas articulações unidas pela mandíbula e conectam a mandíbula ao crânio.
Elas trabalham muito quando você fala, mastiga, deglute ou boceja. Assim, você pode estar sofrendo um desconforto nesta articulação ou nos músculos que compõem o aparelho mastigatório, muitas vezes sem saber onde procurar auxilio. A dor, por sua natureza, é um problema grave e a dor crânio-facial (ATM e músculos da face) está, provavelmente, entre as que mais trazem sofrimento. Ela custa à sociedade somas exorbitantes em jornadas de trabalho perdidas, em medicamentos consumidos e em sofrimentos de todas as ordens.
Os Problemas de ATM normalmente aparecem quando se tem excesso de carga sobre esta articulação.
As disfunções da ATM e Dores Orofaciais atingem mais de 40% da população. Após a pandemia notamos um aumento significativo das disfunções da ATM. Se você sente dores musculares, dores de ouvido, dores e ruídos na articulação, dor de cabeça, são, entre outros, indícios de que você pode estar sofrendo de uma disfunção.
Na prática como é feito o tratamento:
O tratamento das dores orofaciais e disfunções da ATM normalmente envolve duas fases distintas:
Na primeira fase é feito o tratamento da disfunção ou doença quando podem ser usados, como citado acima, medicamentos, fisioterapias, massagens, estimulação elétrica transcutânea (TENS), utrasson, estabilização ou reposicionamento da mandíbula através de dispositivos inter-oclusais e técnicas de relaxamento. Para uma percentagem pequena dos casos está indicada a cirurgia.
A segunda fase visa corrigir a causa, quando se procura manter a estabilização do tratamento e restabelecer a função fisiológica normal e o equilíbrio neuromuscular do sistema mastigatório através da reabilitação oclusal. Para isso, você pode necessitar de tratamento ortodôntico, colocação de próteses,implantes dentários, reposição de dentes ausentes, refazer restaurações e ajuste oclusal, entre outros procedimentos. A fim de obter o melhor sucesso no tratamento, todos estes procedimentos poder ser realizados em nossa clínica.
IMPORTANTE: Para que você tenha seu problema de ATM resolvido e venha a viver com mais saúde e conforto é necessário realizar as duas fazes do tratamento. Após a finalização de todo o tratamento você deve ter acompanhamento clínico comparecendo ao consultório há cada 6 meses.
Quem corre mais risco de sofrer de DTM?
Como saber se você tem disfunção da ATM?
Para saber se você tem disfunção da ATM, experimente responder às questões seguintes. Se responder sim a uma ou várias destas questões, você pode estar sofrendo de disfunção, e seria aconselhável agendar imediatamente uma consulta.
Lembrando: O CUIDADO COM A SUA SAÚDE É O SEU MAIOR INVESTIMENTO!